ir para conteúdo

Construindo um POPCOR Web Site

Operacional

Métodos de Entrada

Nem todo mundo usa um teclado padrão e mouse para acessar a web. Algumas pessoas usam dispositivos adaptados ou dispositivos alternativos que podem acomodar as suas incapacidades. Algumas pessoas simplesmente preferem usar as tecnologias alternativas. Enquanto isto pode não parecer como um ponto importante num primeiro momento, considerar o fato de que alguns conteúdos web podem ser operados apenas com o uso de um mouse. Conteúdo da web dependente de um Mouse será inacessível para uma pessoa que não pode usar um Mouse padrão devido aos tremores, insuficiente controle motor ou mesmo a falta de mãos completamente. Uma pessoa nesta situação é susceptível de utilizar uma tecnologia adaptável de algum tipo, como a varinha de boca, para manipular o teclado. Em alguns casos, a pessoa pode ser capaz de usar um mouse trackball (por exemplo, com a varinha de boca), mas outros têm de recorrer sobre a funcionalidade do teclado. (Veja também o artigo deficiência motora.) As pessoas que não possuem o uso da visão geralmente contam com a funcionalidade do teclado também. Eles podem ser capazes de manipular um mouse, tudo bem, mas isso não faz resolve muito porque eles não podem ver onde se pode  clicar na tela. O teclado é muito mais fácil de manipular para uma pessoa que é cega. (Veja também o artigo Deficiência Visual.)

Acessibilidade no Teclado é um dos mais importantes princípios de Acessibilidade da Web porque ele passa através de diversos tipos de deficiência e tecnologias. A maior parte das alternativas e adaptações de dispositivos utilizados por pessoas com deficiência que emula o teclado em termos de funcionalidade. Conteúdo que seja acessível no teclado pode ser operacional por outros dispositivos que emulam as funcionalidades do teclado, independentemente da forma como esses dispositivos possam ser radicalmente diferentes na aparência e padrão para o teclado.

(Veja também keyboard accessibility.)

Métodos de Interação

Os usuários devem ser capazes de encontrar, navegar através, e interagir com o conteúdo da web. Recursos de pesquisa, índice do site e mapas do sites permitem aos usuários localizar conteúdo dentro de um Web site. (Veja também o artigo site searches, site indexes, and site maps.) Com páginas web ou seções de conteúdo da Web, os usuários devem ser capazes de ignorar trechos ou pedaços de conteúdo irrelevante ou estranho, a fim de se concentrar sobre o conteúdo de interesse para eles. (Veja também o artigo "skip navigation" links.) Eles devem poder discernir a estrutura do seu conteúdo por categorias, subseções, listas, e outros elementos de marcação semântica. (Veja também o artigo creating semantic structure.) Em outras palavras, o conteúdo propriamente dito deverá ser navegável ou operável por vários métodos.

Controle do Usuário sobre o Tempo e Limite de Tempo

Quando possível, os usuários devem ter uma quantidade ilimitada de tempo para completar tarefas na web. No caso da deficiência motora, por exemplo, os movimentos musculares de uma pessoa podem atrasar. Deficiências cognitivas podem retardar os processos mentais da pessoa. Mesmo o deficiência visual ou auditivo pode ter um tempo de atraso em relação a resposta da pessoa, se a informação não está idealmente acessível.

Em alguns casos, preocupações de segurança se tornam problema, e prazos devem ser fixados no conteúdo da Web. Um exemplo comum é o uso de Bancos on-line. Permitindo ao usuário um montante ilimitado de tempo para completar tarefas poderia colocar em risco as informações da conta bancária, especialmente se o computador está em um ambiente público ou compartilhado. Outro exemplo é administrado por testes on-line em escolas, universidades, organizações ou ensaios que exigem prazos, a fim de manter um ambiente de testes controlado. Estas situações podem legitimamente exigir os prazos de acesso ou funcionalidade, mas ainda podem ser feitas acomodações para pessoas com deficiência. Uma forma seria a de permitir aos usuários especificarem a quantidade de tempo que devem usar antes do prazo final. Em outros casos, como com testes on-line, pode ser mais adequado permitir que os administradores de teste personalizado especifiquem os prazos para diferentes alunos. Em todos os casos, os usuários devem dispor de tempo suficiente para cumprir as tarefas que são solicitadas, seja por permitir que cada um tenha montante ilimitado de tempo, permitindo acomodação especial para aqueles que delas precisam, ou alguma outra solução entre esses dois extremos.

Os usuários também devem ser capazes de manipular e controlar Media Players, animações e qualquer outro tipo de conteúdo tempo-dependente. Media Players devem incluir formas de pausa, rebobinamento, e rápido encaminhamento de conteúdo. Os usuários devem ser capazes de parar animações, especialmente se possuem tremores ou fraquezas, porque isso coloca em risco para que alguns usuários possam enfrentar crises convulsivas. (Consulte também o artigo Transtornos Convulsivos.)

Recuperação de Erros

Ninguém gosta de acidentalmente apagar permanentemente um arquivo, comprar o produto errado, mandar um e-mail para a pessoa errada, ou fazer qualquer erro que não pode ser corrigido. Usuários com deficiência não são exceção. A diferença é que algumas pessoas têm deficiências que os tornam um pouco mais prováveis de cometer um erro que pessoas sem deficiência. Pessoas com tremores podem atingir a tecla errada ou clicar no link errado. Pessoas com deficiências cognitivas (ou qualquer outra pessoa, para esse efeito) podem se desvirtuar do objetivo de clicar em um link e clicar no link errado. Erros ortográficos que as pessoas fazem ao digitarem termos de pesquisa, seu endereço, ou qualquer outro tipo de conteúdo.

Todo mundo aprecia a possibilidade de consertar seus próprios erros, para terem uma segunda chance. Desenvolvedores Web devem programar sempre oferecendo uma segunda chance como princípio de funcionalidade. Teclas de confirmação,  alertas de erro, e todos os avisos devem ser parte integrante do projeto de construção de conteúdo interativo na  web. Indo para além disso, é muitas vezes útil fornecer para aos usuários as instruções, especialmente se a interação é complicada, ou se o site é rico em informações que podem ser difíceis de encontrar. Muitas vezes algumas palavras de instrução pode eliminar, ou pelo menos diminuir o número de erros cometidos pelos usuários.

WebAIM é uma iniciativa de:
Center for Persons with Disabilities (CPD)   Utah State University