Transtornos convulsivos
Introdução
Sumário do Artigo
Visão Geral
Algumas pessoas são suscetíveis a convulsões causadas devido a exposição visual de luzes estroboscópicas, luzes tremulantes, ou efeitos de pisca-pisca. Este tipo de disfunção muitas vezes é chamado de convulsão fotoepiléptica ou fotoepilepsia porque é causada devido aos pulsos de luz (daí o prefixo "foto") interagindo com os olhos, neurônios e com o sistema nervoso central.
A maior parte dos conteúdos web é totalmente inofensivo para os indivíduos com tendências a fotoepilepsia. Também as animações, vídeos, textos em movimento, animações em Flash não representam qualquer perigo. No entanto, alguns programadores insistem em efeitos dramáticos de luzes piscando ou efeitos de pisca-pisca como forma de tentar chamar a atenção. Apresentações em Flash no estilo Ficção Científica, propagandas de filmes de terror no cinema, e alguns tipos de banners de visual barato estão entre os piores criminosos. Talvez os criadores destes efeitos pensem que eles estão "no máximo da arte", mas são antes de tudo potencialmente perigosos. Os desenvolvedores devem fazer todos os esforços para garantir que o conteúdo não tenha efeitos estroboscópicos, luzes tremulantes e efeitos de pisca-pisca.
O que constitui luzes estroboscópicas, piscando ou trêmulas?
A Seção 508 da Lei do Ato de Reabilitação dos E.U proíbe efeitos estroboscópicos com freqüência maior do que 2 Hz (variações estroboscópicas por segundo) e inferior a 55 Hz. Na verdade, esta é uma designação arbitrária. A maioria das pessoas não consegue perceber um efeito estroboscópico em freqüência de 55 Hz. Por outro lado, praticamente todo mundo vai notar algo em torno de 2 vezes por segundo, e irá provavelmente se sentir incomodadas, mesmo que não seja uma convulsão fotoepilepsia. Além disso, irrita ou tira a atenção de usuários distraídos, o que viola um outro princípio de acessibilidade: concentrar a atenção do usuário sobre o conteúdo principal, que é especialmente importante para usuários com déficit de atenção ou como em alguns tipos de desordens ou deficiências cognitivas.
O tamanho do objeto desempenha uma parte importante para determinar se ele irá provocar uma convulsão fotoepiléptica. O cintilar de pequenos objetos provavelmente não irá causar danos (embora provavelmente eles continuem a ser irritante e objeto de distração). Quanto maior o objeto, maior a chance de causar uma convulsão.
Mesmo se o objeto não cause uma convulsão, pode causar náuseas ou tonturas em algumas pessoas. Nenhuma destas é tão grave de um risco para a saúde como um full-blown apreensão, mas os usuários tenham mentalmente associar seu web site, com sentimentos de náusea provavelmente não é o melhor desenho decisão, pelo menos em termos de satisfação e repetição usuário visitas.
Em alguns casos, uma imagem nem sequer precisa se deslocar para provocar estes efeitos. Alto contraste com gráficos em linhas paralelas e muito próximas podem causar efeitos similares, devido ao movimento da imagem que faz parte da ilusão de óptica.
Exemplo
Atenção
Os exemplos a seguir são MAUS exemplos! Não click nestes links caso você tenha, ou seja, suscetível a convulsões fotoepiléptica.
- Efeito estroboscópico, imagem tremulante
- Uma imagem de ilusão de ótica (as linhas parecem estar em movimento)
Conclusão
Devido à natureza potencialmente grave das convulsões, as pessoas que promovem este tipo de efeito devem ser extremamente cuidadosas para evitar qualquer tipo de excesso quando no uso de imagem, gráficos, animações, filmes ou quaisquer outros objetos que venha a causar efeitos estroboscópicos, efeitos intermitentes de iluminação, ou pisca-piscas. Os desenvolvedores também devem evitar gráficos com princípios de ilusão de ótica, que podem provocar náuseas ou tonturas.
Advertisements