ir para conteúdo

Deficiência auditiva

Tradução do idioma Inglês do artigo : WebAIM - Auditory Disabilities.

Introdução

Sumário do Artigo

  1. Página 1: Introdução
  2. Página 2: Tipos de Deficiência Auditiva
  3. Página 3: Cultura dos Surdos

Algo para se Pensar a respeito...

orelhaA grande maioria dos desenvolvedores Web não levam em conta as necessidades dos indivíduos que são surdos quando pensam em acessibilidade na internet. Para muitos desenvolvedores, acessibilidade Web consiste em aderir a algumas orientações que garantam a acessibilidade aos Leitores de Tela para cegos. Até certo ponto isto pode ser compreensível. A pessoas cegas podem ter a maior parte dos problemas resolvidos, uma vez que a web é um meio visual ...  correto?

Em um nível básico, a web é informação. Essas informações podem ser apresentadas visualmente ou por áudio. Podem ser apresentadas em gráficos, imagens, vídeos, áudio, animações ou no formato Texto. Nossa experiência mais comum  em relação ao conteúdo Web é o que vemos através dos portais do nosso navegador ou sites de Pesquisa, que geralmente consiste de texto e gráficos, mas a Web é muito mais do que isso. Qualquer um que tenha alguma vez utilizado o RealPlayer, Windows Media Player ou Quicktime  sabe que com estes programas é possível jogar e assistir vídeos de conteúdo para web. Na verdade, em muitos casos não é necessário nem abrir um navegador. Estes programas de Media Players são os próprios navegadores. Eles podem acessar conteúdo multimídia para internet e algumas podem até mesmo exibir conteúdo  HTML.

Dê uma rápida olhada para essas capturas de tela de páginas da CNN.com e BBC.co.uk:

captura de tela do site CNN.com exibindo links para conteúdo em video captura de tela do site da BBC exibindo links para conteúdo em audio e video

Existem links nestes sites que permitem aos usuários acessar videoclipes (embora, no caso da CNN.com, você tenha que primeiro fazer a inscrição para este serviço). Não vai demorar para que os recursos em vídeo, áudio e conteúdos multimídia seja algo muito mais comum na web. Atualmente já existe uma grande quantidade de conteúdo em vídeo disponível na maioria dos principais Portais de notícias na web. Infelizmente para aqueles que são surdos, legendar áudio ainda é quase uma pratica inexistente na Web. As ferramentas  para legendar vídeos para internet existem, e os conceitos sobre o uso de legendas também já existe a décadas. É apenas uma  questão de querer fazer. A Legenda em videos para web é requerida por lei em alguns países (ex. o governo federal e outros web sites que se enquadrem na resolução Section 508 dos Estados Unidos).

WebAIM é uma iniciativa de:
Center for Persons with Disabilities (CPD)   Utah State University