ir para conteúdo

Construindo um POPCOR Web Site

O artigo a seguir é uma tradução do idioma Inglês: WebAIM - Constructing a POUR Website.

Compreensível

Sumário do Artigo

  1. Página 1: Colocando as Pessoas no Centro do Processo
  2. Página 2: Perceptível
  3. Página 3: Operacional
  4. Página 4: Compreensível
    1. Significado
      1. Linguagem
      2. Representação alternativa ou Suplementar
    2. Funcionalidade
  5. Página 5: Robusto

Significado

Digamos que o conteúdo da web é perceptível e operacional para todos os tipos de usuários de todas as habilidades, mas não é compreensível para nenhum deles. Isto é um conteúdo web acessível? Claro que não. Compreensibilidade não é apenas uma grande barreira para a acessibilidade como uma das questões mais técnicas. Falando sobre a compreensibilidade deslocamos o debate para o contexto mais amplo sob o domínio da usabilidade. Usabilidade se tornou um tema muito discutido no final dos anos noventa e início século 21. Ele ainda é um tema muito discutido, mas foi movido para um outro nível ou tema de conversa, entre os principais desenvolvedores web. A acessibilidade da Web nunca havia obtido status de "moda", mas a consciência sobre o tema tem aumentado ao longo do tempo. Infelizmente, muitas pessoas continuam a separar a usabilidade da acessibilidade como sendo duas disciplinas distintas. Tentar separar princípios de categorias mutuamente exclusivas de "usabilidade" versus "acessibilidade" seria inútil. Há muito de sobreposição entre os dois. Afinal, um site inutilizável vai poder ser considerado um site acessível? Sem acessibilidade não significa nada.

Linguagem

A maior parte dos conteúdos web contém informações comunicadas através de linguagem. A linguagem deve ser tão fácil de entender quanto possível. O texto, assim como as palavras devem ser simples e conciso. Como simples e conciso? Isso depende de uma série de fatores, muitos dos quais dependem das características do público-alvo. Fatores como a formação acadêmica da audiência, a familiaridade com o assunto, a sua base de conhecimentos e experiências vivenciadas, a sua cultura, e assim por diante. Os autores não sabem exatamente a características da própria audiência, de forma que geralmente é melhor errar ao lado da prudência, usando uma linguagem simples e informações gerais e explicando o que os leitores podem não conhecer. Outros fatores estão relacionados com o conteúdo propriamente dito, como o nível de pormenor exigidos para compreendê-lo, motivo para falar sobre o assunto, e assim por diante.

(Veja também Escrevendo de maneira Clara e Simples.)

Representação alternativa ou Suplementar

Proporcionando alternativa ou representação complementar da informação podemos, muitas vezes, aumentar a compreensibilidade. O texto pode ser complementado com ilustrações, vídeos, animações, áudio e outros conteúdos em formatos alternativos. De fato, para algumas pessoas com graves deficiências cognitivas ou pessoas com deficiência de leitura, estes formatos alternativos poderão ser necessárias para a compreensão. Fornecendo resumo ou resumos do conteúdo pode ser mais demorado e trabalhoso mas, também vai torná-lo mais compreensível para um número maior de pessoas.

Funcionalidade

As funcionalidades do conteúdo para web também tem de ser compreensível. Os usuários devem ser capaz de compreender todas as formas de navegação e interação. Em Web sites estáticos, a interação pode ser limitadas aos links de hipertexto. Com conteúdo Web mais complexo, a interação pode ser extremamente complexa, exigindo que o usuário passe por várias etapas ou fases, com tomadas de decisões ao longo de um formulário por exemplo, introduzir dados, confirmar as informações, e assim por diante. Cada ponto de interação merece atenção, a fim de proporcionar aos usuários a melhor experiência possível. Se os usuários não são capazes de perceber qualquer um dos pontos de interação, eles também podem não serem capazes de concluir as tarefas necessárias proposta pelo site.

Se possível, a navegação deve ser consistente e previsível em todo o contexto do web site. Elementos interativos, como formulários também devem ser previsíveis e claramente identificados. Quando necessário, os usuários devem ser capazes de acessar instruções ou receber orientações. No caso onde cálculos matemáticos estão envolvidos, como quando vamos ver o sub-total de um item em um carrinho de compras, a matemática deve ser calculada automaticamente, ou então, os usuários devem ser providos de orientação e/ou ferramentas sobre como realizar os cálculos.

WebAIM é uma iniciativa de:
Center for Persons with Disabilities (CPD)   Utah State University