ir para conteúdo

Considerações sobre design

O artigo a seguir é uma tradução do idioma Inglês: WebAIM: Cognitive Disabilities.

Deficiência Cognitiva
Considerações sobre Design

Visão geral

Na criação de qualquer projeto, qualquer lista de considerações para usuários com incapacidades cognitivas facilmente pode se transformar em uma lista prolongada de interesses de usabilidade em geral, que podeíamos chamar de "bons princípios de design."  As idéias apresentadas aqui não exaurem as possibilidades sobre o tema, por qualquer meio. Elas apresentam alguns princípios mais significantes, categorizando técnicas mais específicas.

Acomodação do déficit de Memória

O uso de qualquer tipo de lembrete do contexto total de um website pode ajudar as pessoas com déficits de memória. Processos com interação prolongadas, tais como os exigidos durante uma compra- on-line, deve ser mantido como o mais simples e breve possível. Para focalizar a atenção dos usuários em tarefas específicas, a interação provavelmente deve ser mantida em páginas separadas, mas os lembretes de ajuda acompanham seu progresso, para que eles não se percam durante o procedimento. Lembretes simples tal como "passo 2 de 4" ajuda o suficiente para o acompanhamento daquilo que já foi realizado e o que ainda está por ser feito. Cada passo também pode ser nomeado ou pode ser marcado especificamente em vez de descrever simplesmente "página anterior" e "próxima página". Um link pode dizer "página anterior (pagamento e informação de transporte)" e "próxima página (revisão do pedido)."

Acomodação do déficit na Resolução de Problemas

Qualquer pessoa pode em determinado momento clicar acidentalmente no link errado, soletrar de forma errada uma palavra, ou cometer algum tipo de erro na Web. Isto é um comportamento humano normal. Em alguns indivíduos, esta tendência é exagerada, então, ocorrem mais erros. Se as pessoas fazem muitos ou poucos erros, este não é o caso. O fato é que todo mundo gosta de poder corrigir seus erros. As mensagens de erro devem ser tão explanatórias quanto possíveis para que os usuários fiquem sabendo claramente o que foi feito de errado e como solucionar o problema. As características de procura devem sugerir ortografias alternadas a operadores se a ortografia original parece desconfiada ou se não retorna nenhuns resultados. Os usuários devem ser advertidos quando ações pode causar conseqüências potencialmente sérias, tal como anular um arquivo. Em muitos casos, fornecendo instruções no começa de uma tarefa eliminará ou ao menos reduzirá o número total de erros dos usuários. Também, evite mudanças extremas no contexto do website sem primeiro avisar os usuários. Toda funcionalidade deve ser tão previsível quanto possível, e qualquer divagações de previsibilidade devem ser precedidas por e/ou avisos explicando aos usuários porque as mudanças ocorrem.

Acomodação do déficit de Atenção

Use o fôco de atenção dos usuários. Use dicas visuais para destacar pontos importantes ou seções do conteúdo. Se possível, elimine anúncios e links patrocinados. Os cabeçalhos podem tirar atenção aos pontos importantes do conteúdo. Evite sons de fundo ou imagens que possa distrair o usuário. Use-os em vez disso para focalizar a atenção dos usuários no assunto desejado.

Acomodação do déficit de Leitura, Lingüística, e Compreensão Verbal

Mídia Suplementar

Meios de comunicação suplementares tal como ilustrações, ícones, gravações em vídeo e áudio tem o potencial de aumentar a acessibilidade do conteúdo da Web para as pessoas com incapacidades cognitivas. O problema é esse meios de comunicação com alta qualidade são freqüentemente difícil de produzir, ao menos com boa qualidade. Meios de comunicação pobres em qualidade realmente podem diminuir a Acessibilidade de conteúdo da Web, por fazerem mais por confundir do que ajudar. Mas não use este argumento como uma desculpa para não tentar. Use seu julgamento. Incorpore meios de comunicação onde faz sentido. Compreenda, que a maior parte do vasto conteúdo da Web poderia beneficiar-se de algum tipo de meios de comunicação suplementar, ou ao menos gráficos suplementares.

Organização e estrutura de Documentos

Estrutura organizacional

Como uma declaração em geral, a estrutura de seu documento deve ser o mais fácil de entender. A estrutura em documentos pode ser criada adicionando elementos:

  • cabeçalhos
  • listas de marcação (bullet)
  • listas numeradas
  • listas de definição
  • abrir parágrafo de citação (usando a etiqueta <blockquote>)

Todo os elementos estruturais relatados acima podem ser adicionado na linha de marcação do documento. Em outras palavras, existem métodos de construção do conteúdo em HTML que foram feitos para designar uma parte de seu conteúdo como um cabeçalho, ou um item de lista, etc.

Organização Visual

Você também pode adicionar estrutura visual a um documento para beneficiar as pessoas que tem visão. Por exemplo, você pode:

  • classificar sub-items em uma lista hierárquica*
  • Dar destaque a um item modificando a cor de plano de fundo

NOTA:

Desenvolvedores não devem ignorar a semântica da linguagem de marcação ao tentar conseguir um efeito visual. Por exemplo, apesar do fato que a etiqueta <blockquote> modifica o texto visualmente ao abrir um parágrafo, esta etiqueta não deve ser usada somente para um efeito visual. Se o texto, em verdade, é uma citação então a etiqueta <blockquote> é apropriada. Se o texto não é uma citação, então deve ser usados os atributos da CSS (Fohas de Estilo) para alcançar o efeito  (por exemplo, o desenvolvedor poderia adicionar o seguinte atributo de estilo à etiqueta de parágrafo: style="margin-left: 5%").

Espaço em Branco

Normalmente é mais fácil ler um texto quando a composição visual faz a separação do projeto adjacente. As pessoas com desordens de leitura, tal como dislexia, podem beneficiar-se de espaços em branco nas margens e espaço branco vertical entre cabeçalhos, parágrafos, tabelas, etc. Parágrafos longos podem ser mais difíceis de ler que os mais curtos, parcialmente porque os leitores podem perder o posicionamento do texto dentro do parágrafo.

Escrever de forma clara e simples

Curtas, simples, e frases sem ambiguidade são mais fácil de entender que longos, complexos e ambíguos. As pessoas com incapacidades cognitivas mais profundas necessitam sentenças que são extremamente curtas, simples, e sem ambiguidade. Em alguns casos, eles não poderão entender absolutamente as sentenças, mesmo contando com  complementos em gráficos, ilustrações, e outros forma de materiais visuais não-texto. Isto NÃO quer dizer que temos que criar imagem-únicas nos sites para audiências gerais, embora adicionando ilustrações suplementares com alto-qualidade certamente uma boa idéia. Se, no entanto, sua audiência primária é composta por indivíduos com incapacidades cognitivas mais severas você pode necessitar criar um imagem-única para o site.

Como possível extensão, tente evitar conteúdo não literal tal como sarcasmo, paródia, e metáforas. Também assegure-se de dar toda informação necessária de fundo sobre o tema para os leitores. (Vê também a seção em escrevendo de forma clara e simples.)

Acomodação do déficit de compreensão na Matemática

Cálculos ou fórmulas matemáticas podem ser difíceis de entender para muitas pessoas, se elas possuem um déficit de compreensão matemática, déficit em habilidades ou apenas "fobia matemática", para usarmos o termo "fobia" de uma maneira mais descontraida. Neste contexto, fobia matemática não é uma condição clínica, mas uma simples antipatia de matemática, em grande parte influenciada por fatores culturais. Os Estados Unidos, por algum motivo, criou uma cultura em que a matemática é vista comumente como uma atividade sem prazer ou entediante. A título de comparação, as habilidades matemática são altamente valorizada nos países asiáticos, e seria algo de um insulto enorme dizer que uma pessoa asiática não é boa em matemática.

Não importa qual a causa da compreensão matemática, quer seja déficits baseados em princípios biológicos ou culturais  mas a inteligibilidade do seu conteúdo pode ser aumentada de acordo com o autor, quer pelo fato de evitar totalmente a matemática, ou por explicar conceitualmente a matemática. Onde são necessários cálculos, como em sites de comércio eletrônico que são acrescentados preço dos itens adquiridos, informações fiscais, o transporte e manipulação, outros encargos, geralmente é melhor realizar estes cálculos automaticamente, para que o usuário não tenha fazer.

Acomodação do déficit de compreensão Visual

Normalmente, o melhor aconselhamento para ajudar os usuários com deficiências cognitivas é fornecer informação em formatos muliplos, com forte ênfase em formatos visuais. Enquanto isto permaneça verdadeiro para a maioria das pessoas com deficiências cognitivas, alguns tipos de deficiências cognitivas podem causar dificuldades na compreensão visual. Se alguns autores confiam inteiramente em métodos de comunicação visual, pode ser que alguns usuários não vão entender a mensagem. Métodos de Comunicação visual incluem cores, relações espaciais, estilos, design de elementos, fotos, imagens, etc.

Ainda que o conteúdo da web mais sofre com falta de capacidade de visualmente comunicativo métodos de realce, a mensagem leva para casa é um método que não é suficiente por si só. Complementar a informação com múltiplos modos e meios de comunicação.

WebAIM é uma iniciativa de:
Center for Persons with Disabilities (CPD)   Utah State University