A importancia do uso das "Metatags"
Até alguns poucos anos atrás as etiquetas <meta> eram a ferramenta
primária ao otimizar sites para os Sistemas de Busca e havia uma correlação direta entre o que você estava escrito nestas etiquetas e a sua posição alcançada nos resultados das páginas de Busca (SERP´s) e não precisa dizer que sempre houve abusos e tentativas de mehorar o posicionamento através destes recursos, afinal de contas, estar na primeira página do Google e outros Buscadores pode representar muito economicamente. No entanto, com o aprimoramento do uso de algoritmos os Sistemas de Busca trabalham de maneira mais eficiente e hoje a
importância da metadata diminui dia após dia, especialmente com o sistema do
Google. Mas alguns motores de busca ainda mostram a metadata (sob o link clicável
nos resultados da busca) então os usuários podem ler o que foi escrito na metadata e
levar em conta se é relevante ou não, talvez possam até mesmo visitar seu
site induzidos pelo texto apresentado. Alguns sistemas especializados também ainda fazem uso das metatags ao realizarem a classificação de um site.
Uma etiqueta de informação
A etiqueta de Descrição <meta> é apenas mais um meio de você escrever uma descrição sobre seu web site, apontando para os sistemas de busca onde estão e quais são as informações de seu site, quais os temas abordados e com quem possui ligações. Não causa nenhum mal em incluir ao
menos uma breve descrição, portanto não deixe de usá-las.
Por exemplo, para um site de adoção de cães, a etiqueta de Descrição <meta> pode ser algo como:
<Meta Name="Description" Content="Adote um cão salve uma vida e leve felicidade a alegria ao seu lar. Tudo que você precisa saber ao considerar a possibilidade de adotar um cão.">
Um uso potencial das etiquetas <meta> com Palavras-Chave é a possibilidade de incluir uma lista de palavras-chave que você acredita ter ligações com o tema abordado em suas páginas. Os mais importantes sistemas de busca podem não levar isto em conta, mas mesmo assim é uma possibilidade para você realçar suas palavras-chave alvo. Também pode se considerar ortografias alternativas incluindo (ou mesmo os erros mais comuns de ortografia dentre as suas palavras-chave) na etiqueta <meta> Keywords.
Por exemplo, seguindo o mesmo exemplo da das palavras-chave para o site de adoção
de cães seria interessante ponderar sobre estas possibilidades:
<Meta name="Keywords" Content="adote, adoção, cão, cães, cachorro, caninos, salve uma vida, animais domésticos">. É mais um pequeno empurrão para tentar a classificação dentro dos sistemas de busca, por que perder esta possibilidade?
Etiquetas para os Robots de Busca
A etiqueta para os Robots ou Spyder´s merecem mais atenção. Nesta etiqueta você
especifica as páginas que você NÃO quer que seja rastreado para indexação.
Normalmente pode acontecer que em seu web site você tenha um determinado conteúdo que necessita ser mantido no servidor mas você não quer ele possa ser rastreado pelos sistemas de busca (crawler´s).
Fazendo a listagem destas páginas na <meta> Robots é um meio de exclui-las da indexação; o outro meio é usar um arquivo robots.txt e normalmente este é o melhor meio de realizar esta tarefa.
Como exemplo de uma etiqueta para os robots para a loja de cães poderíamos ter:
<meta name="robots" content="all" /> neste caso, estaríamos indicando aos robots que queremos que todas as páginas e diretórios sejam rastreados e disponíveis para indexação e eventual disponibilização para as páginas de resultados nos sistemas de busca.
- Texto de âncora
- Link´s de entrada e saída
- Links um importante item em SEO
- Escolhendo a palavra-chave correta
- Palavras-chave – o ítem mais importante em SEO
- Diferenças entre os Sistemas de Busca
- Como funciona uma Máquina de Busca
- O que é Otimizar - Otimização de Sites