Deficiência Motora
Tecnologias de Assistência
Sumário do Artigo
- Página 1: Introdução
- Página 2: Tipos de Deficiência Motora
- Página atual: Página 3: Tecnologias de Assistência
Tecnologias de Assistência
Esta lista de tecnologias de assistência não é muito grande. Não existe um número maior de tipos de tecnologias para auxiliar no caso da deficiência motora que não estejam listadas aqui, mas há uma lista de alguns dos principais tipos, de modo que possa se familiarizar com os tipos de problemas que enfrentam as pessoas com deficiência motora. Designers não precisam saber tudo sobre todos os tipos de deficiência motora ou de tecnologias de assistência, a fim de ter um conteúdo webdesign acessível a esta população. Apesar da ampla gama de tipos de deficiência motora, muitas delas resultam em necessidades tecnológicas semelhantes no que diz respeito ao acesso da informação. Alguns dos tipos mais comuns de ajudas técnicas para as pessoas deficientes para a deficiência motora são encontradas abaixo.
Bastão de boca
O “bastão de boca” é justamente aquilo que o nome indica: um bastão que é colocado na boca. Devido à sua simplicidade e baixo custo, o “bastão de boca” é uma das mais populares tecnologias de assistência (embora a palavra "tecnologia" possa até ser um pouco de exagero neste caso). Em muitos casos, há uma ponta de borracha no final do bastão para dar uma melhor tração, e costuma ter uma base de plástico ou borracha na outra ponta que a pessoa insere na boca. Alguém que não possa usar as mãos poderá utilizar um “bastão na boca” para escrever ou para manipular um mouse trackball, dependendo da quantidade de controle que a pessoa tem com o “bastão na boca” e ainda o quanto de paciência ela possa ter ao ver como estes movimentos são difíceis..
Varinhas de cabeça
As “varinhas de cabeça” são muito semelhantes em termos e função ao “bastão de boca”, salvo se prenderem o bastão na cabeça. A pessoa faz uso deslocando a cabeça para fazer a varinha escrever caracteres, navegar na web através de documentos e etc. A fadiga pode ser um problema quando são necessárias várias ações para realizar uma tarefa..
Interruptor de acesso único
Um interruptor de acesso único é usado por pessoas que têm mobilidade muito limitada mas são capazes de utilizar este tipo de dispositivo. Se uma pessoa pode mover apenas a cabeça, por exemplo, uma opção poderia ser colocar ao lado da cabeça, o que permitiria a pessoa clicar nele com o movimento da cabeça. Esta ação é normalmente interpretada por um software no computador, que permite ao usuário navegar através do sistema operacional, páginas e outros ambientes. Existem alguns softwares que facilitam a digitação de palavras, usando um recurso de autocompletar que tenta adivinhar o que a pessoa está digitando, e permitindo que a pessoa possa escolher entre as palavras que ele deseja.
Interruptor de Aspirar e Assoprar
Semelhantes em termos de funcionalidade para o Interruptor Único descrito acima, interruptores de assoprar e aspirar são capazes de interpretar as ações do fluxo de ar do usuário para ligar/desligar, e pode ser utilizado para vários fins, de controlar uma cadeira de rodas até navegar em um computador. O hardware pode ser combinado com um software que estende a funcionalidade deste dispositivo simples para aplicações mais sofisticadas.
Mouse trackball grande
Um mouse trackball não é necessariamente uma tecnologia de assistência, algumas pessoas sem deficiência simplesmente podem preferir mais que o mouse padrão, mas muitas vezes é mais fácil de operar para uma pessoa com uma deficiência motora do que o mouse padrão. Alguém pode, por exemplo, usar um mouse trackball em conjunto com uma varinha de cabeça ou bastão de boca. É relativamente fácil de manipular um trackball com estes dispositivos, e muito mais difícil de manipular um mouse padrão. Alguém com tremores nas mãos também podem utilizar este tipo de mouse, uma vez que é mais fácil de controlar, há menos risco de acidentalmente mover o cursor ao tentar clicar sobre o botão do mouse. Uma pessoa com tremores nas mãos, também pode manipular o mouse trackball com um pé se houver suficiente controle motor para isto.
Teclados adaptados
Nos casos em que uma pessoa não tem controle confiável ou precisão dos movimentos na musculatura das mãos uma adaptação do teclado pode ser útil. Alguns teclados adaptáveis têm algumas áreas mais altas entre as teclas, a fim de permitir que primeiro a pessoa possa colocar a mão em baixo do teclado e, em seguida, deslizar o dedo para a tecla correta. Uma pessoa com tremores, movimentos ou espástica podem se beneficiar deste tipo de teclado. Superposições do teclado também estão disponíveis como uma adaptação aos teclados comuns, que permitam atingir os mesmos resultados. Em alguns casos, teclados adaptados vêm com software especializado, permitindo que a pessoa possa fazer o mesmo trabalho com menos teclas, digitando apenas uma vez para realizar várias ações.
O teclado virtual de acesso via web com tecnologia e recursos para autocompletar palavras pode ser encontrada no link http://www.enetplanet.com/kb_fr/- link externo. Em quase todos os casos, as pessoas que necessitam desta tecnologia necessitam ter o programa instalado em seu próprio computador, em vez de utilizar a versão de acesso via web, mas uma versão on-line pode ser útil quando os usuários não estão em seu próprio computador. Também pode ser uma ferramenta útil para ajudar desenvolvedores a compreender como esse tipo específico de tecnologia funciona.
Rastreio dos olhos
Os dispositivos de rastreio e monitoramento dos olhos pode ser uma valiosa alternativa para os indivíduos sem nenhum controle, ou apenas um domínio, durante os seus movimentos manuais. O dispositivo segue o movimento dos olhos e permite que a pessoa possa navegar na web com apenas movimentos oculares. Este tipo especial de software permite que o tipo de pessoa, e podem incluir a tecnologia de autocompletar para acelerar o processo. Estes sistemas podem ser realmente caros. Nos E.U podem chegar a milhares de dólares, por isso são menos comuns do que os dispositivos menos sofisticados, tais como os bastões para boca ou as varinhas para cabeça.
Software para reconhecimento de voz
Outra alternativa é instalar um software que permite a uma pessoa controlar o computador utilizando a fala. Isto pressupõe que a pessoa possua uma voz que seja fácil compreender. Algumas pessoas com deficiência motora ou com paralisia cerebral, em particular, podem ter dificuldade de falar de uma maneira que o software possa entendê-las, pois os músculos que controlam a voz reagem comlentidão, e muitas vezes não é audível o suficiente, apesar destas pessoas não terem qualquer lentidão na sua capacidade mental.
Outras tecnologias de assistência
As tecnologias de assistência listados acima são algumas das mais revalentes, mas existem literalmente milhares de produtos disponíveis para uma ampla gama de deficiência motora. Apesar desta grande variedade, existe um ponto chave para se manter em mente:
Importante
A maioria das tecnologias de assistência para pessoas com deficiência motora preferem usar o teclado para emular as funcionalidade do teclado comum.
Sabendo disto, os programadores podem incidir sobre a apresentação dos seus conteúdos sendo acessíveis atravéz do teclado, e assegurar que o site seja navegável com o uso de tão poucas teclas quanto possível.
Advertisements