Sistemas Open Source para Gerenciamento de Conteúdo
Gerenciadores de Conteúdo (acrônimo CMS do inglês Content Management Systems) é um conjunto de ferramentas utilizadas para gerenciar websites, sistemas de portais, intranets e aplicativos web com o objetivo de facilitar a criação, administração, distribuição interna, disponibilidade da informação e publicação.
Um CMS é uma estrutura pré-programada para construir e manter websites, com recursos básicos de manutenção e administração disponíveis, permitindo a criação de novas páginas, o armazenamento e administração das páginas de forma dinâmica, através de uma interface de usuário via Internet. Os Gerenciadores de Conteúdo permitem, por exemplo, que uma pessoa sem os conhecimentos necessários de HTML possa criar e ter autonomia sobre o conteúdo das páginas e a conseqüênte evolução do website. Os conhecimentos necessários para utilizar um Gerenciador de Conteúdo basicamente são os mesmos para editar um texto com um processador de texto como o Word.
Os Gerenciaodres de Conteúdo estão além da possibilidade de criar páginas pois através de módulos específicos podemos incrementar várias funções existentes, bem como criar novas ferramentas para interagir com os usuários de um web site. Em resumo, os Gerenciadores de Conteúdo permitem que o conteúdo ou páginas de um web site possa ser editado de forma rápida e segura utilizando qualquer computador que esteja conectado à Internet.
Gerenciando o conteúdo no Frontend
Alguns gerenciadores de Conteúdo permitem que seja alterado o conteúdo de uma página diretamente no FrontEnd do web site. O termo FrontEnd refere-se ao lado de acesso público de um Gerenciador de Conteúdo, bem como o termo BackEnd faz referencia ao lado administrativo do web site, ou seja, o diretório onde apenas usuários proprietários com permissões administrativas podem acessar para realizar as modificações, atualizações, coleta de informações e etc.