ir para conteúdo

Deficiencia Visual

O artigo a seguir é uma tradução do idioma Inglês: WebAIM - Visual Disabilities Blindness.

Cegueira

Como as pessoas cegas usam a Internet

Obviamente, as pessoas cegas não são capazes de enxergar as coisas da mesma maneira dos que não são cegos. Ainda mesmo que seja verdade que a maior parte das pessoas cegas têm algum grau de visão, para todos os efeitos, pode-se dizer que as pessoas cegas não usam seus olhos para acessar a web, porque o que eles têm de visão útil não é suficiente para este tipo da tarefa. Isto significa que um monitor de computador e mouse não seria algo muito útil para uma pessoa cega. Não que as pessoas cegas são incapazes de mover um mouse ou clicar; o fato é que eles não sabem para onde deslocar o mouse ou quando clicar, uma vez que não podem ver o que está na tela.

Então, basta ver o modo como as pessoas cegas usam a internet?

Importante

A chave para os princípios de Acessibilidade na Web para os usuários cegos são:

  1. Perceptível: porque eles não podem perceber (ver) as informações visuais tais como imagens, layout, ou  informações baseadas em color-based.
  2. Operacionáveis: porque normalmente eles precisam de um teclado para operar (navegar) para que o conteúdo da web tenha funcionalidades, ao invéz de um mouse
  3. Compreensível: porque não podem ter acesso ou compreender o conteúdo que é apresentado em ordem lógica linear, ou que contenha textos alheios dispensáveis, palavra por palavra ou caracter por caracter (tais como longos endereços da Web), etc.
  4. Robusto: porque normalmente o tipo de ajuda técnica utilizada pelos cegos nem sempre são capazes de acessar  um vasto leque de tecnologias, especialmente se essas tecnologias são novas

Leitores de Tela

Existem programas de software que convertem texto em voz sintetizada e as pessoas cegas são capazes de ouvir o conteúdo da web. Estes programas são geralmente chamados Leitores de tela, apesar de fazerem um pouco mais do que simplesmente ler a tela. Leitores de tela permitem aos usuários navegar pelo conteúdo da Web de muitas maneiras. O usuário pode simplesmente deixar que o leitor de tela leia tudo de cima para baixo, uma linha de cada vez, ou o usuário pode usar a Tecla TAB para navegar a partir de link para link. O usuário também pode navegar a partir de uma posição para a próxima (se o conteúdo da Web tem posições), a partir de uma moldura para a próxima (se houver frames), ou por outros métodos. Leitores de Tela comuns como o JAWS incluindo Window Eyes, e o Home Page Reader.

Leitores de tela também pode ser utilizado por aqueles que são surdos e cegos, mas em vez de transformar o texto em discurso, leitores de tela para surdos-cegos converter texto em Braille, em dispositivos que exibem caracteres em Braille  com atualização de texto automática, tais como o exemplo mostrado aqui:

um aparelho de leitura de Braille

Dispositivos como este têm pequenos pinos que podem ser aumentados ou reduzidos para formar caracteres em Braille que os surdos-cegos pode sentir.

É impressionante pensar sobre o mundo de possibilidades que essas tecnologias abrem para as pessoas que são cegas. Foi deixado de lado o fato de pessoas cegas depender de outros para obter uma informação comum que outros consideram um direito adquirido, tais como jornais, revistas, declarações bancárias, transcrições escolares. No passado, quando os alunos cegos queria matricular-se em uma universidade  eles tinham que contar com a ajuda de outros para conseguir isso para eles. Eles tiveram de fazê-lo com outras pessoas, e sacrificar alguns dos seus direitos individuais. Agora, com a ajuda de um leitor de telas, os alunos cegos são capazes de usar a Internet baseado em sistema de registo em muitas universidades. Esta nova capacidade lhes proporciona um maior grau de independência que anteriormente era impossível obter.

Evidentemente, para a captura de informação é necessário que todo o conteúdo seja acessíveis para pessoas cegas, assim como para as tecnologias que utilizam.

Limitações dos Leitores de Tela

Leitores de tela são equipamentos bastante robustos em suas capacidades, mas têm limitações. Eles não podem substituir totalmente uma experiência visual. Felizmente, existem formas de compensar as deficiências dos Leitores de Tela.

Imagens. Os Leitores de tela não podem descrever imagens. A única maneira que um leitor de tela tem para poder transmitir o significado de uma imagem é a leitura do texto do documento que serve como um substituto ou alternativo para a  imagem. Se não houver um texto alternativo, etiqueta "alt" com o texto, então o leitor de tela não podem transmitir textualmente o significado de uma imagem.

Visual e layout. Além disso, leitores de tela não podem fazer o levantamento da totalidade de uma página da web como um usuário visual pode fazer. Um usuário visual pode olhar para uma página da web e logo perceber a forma como a página está organizada, para em seguida ir para o conteúdo mais importante. Um leitor de tela não é capaz de fazer isso. Ele lê de forma linear, uma palavra de cada vez. Não pode sempre saltar de maneira mais inteligente alheio aos  conteúdos intermediário, tais como anúncios ou barras de navegação.

Tabelas de Dados. Do mesmo modo, devido aos Leitores de tela terem de realizar a leitura linearmente os dados de tabelas podem ficar bastante confuso. Imagine ao tentar ouvir o conteúdo de um grande quadro de dados com 14 colunas e 28 linhas. Até que o usuário tenha lido a linha 20 já terá tido tempo de esquecer o título da coluna 8. Pode ser difícil, se não impossível tentar interpretar essas informações.

Acessibilidade e o Teclado

É fato que os usuários de Leitores de Tela utilizam o teclado como meio principal para navegar na Web, e é um ponto em que os desenvolvedores precisam prestar atenção. Sem sequer perceber as conseqüências, alguns desenvolvedores de web site fazem seus programas de tal forma que ele só funciona se for acessado usando um mouse. Na maioria das vezes a inacessibilidade do teclado é resultado de eventos em JavaScript que dependem do clique ou do movimento do mouse. Por exemplo, qualquer caso desencadeado pelo evento "onmouseover" irá funcionar apenas quando o usuário mover o mouse sobre determinado objeto. Não há nenhuma maneira de acessar esse tipo de conteúdo usando apenas um teclado, sem fornecer qualquer outro método, quer em complemento, ou ao invés de um evento "onmouseover".

Em alguns casos, não há necessidade de fornecer uma alternativa, tal como quando o comando "onmouseover" desencadeia uma mudança cosmética para uma imagem (por exemplo, tornando a imagem com mais brilho ou alterar as cores). Alguém que seja cego provavelmente não vai se importar se a imagem mudou as cores. Esta informação é irrelevante.

Experimente você mesmo

Mova o mouse sobre a imagem abaixo para ver um exemplo de efeito que não precisa ter mais recursos de acessibilidade, porque o efeito é puramente cosmética:

The background color of this image turns from navy blue to dark red, but no additional information is presented

Experimente você mesmo

Passe o mouse sobre a imagem abaixo para ver um exemplo de efeito que se faz necessário tornar mais acessível, pois é apresentada informação adicional:

In this case, a submenu of other links appears, which would be inaccessible to the keyboard

Uma Perspectiva Pessoal

Photo of Kyle Woodruff Kyle, um estudante na Universidade Estadual de Utah que é cego compartilha as suas perspectivas sobre Acessibilidade Web e Leitores de Tela nos vídeos abaixo. Selecione uma das seguintes opções:
Windows Media
Quicktime
Transcript

Download Windows Media Player - external link | Download Quicktime - external link

Principais Conceitos

Lembre-se de que pessoas cegas podem acessar a web usando Leitores de Tela e teclados, e existem alguns grandes obstáculos que enfrentam ao tentar acessar conteúdo da web. Tenha em mente que um web site acessível significa liberdade e independência para alguém que é cego. Quando desenvolvedores da Web não fornecem conteúdos acessíveis a única maneira que uma pessoa cega pode obter as informações a partir do web site é através de outra pessoa.

Conceitos-chave para a cegueira
Desafios Soluções
Usuário geralmente não faz uso do mouse Não escreva scripts que exigem uso do mouse. Utilize alternativas de Teclado.
As imagens, fotografias e gráficos não são  utilizáveis Fornecer descrições textuais, com a etiqueta alt para texto alternativo, e se necessário com mais explicações (quer na mesma página ou com um link para outra página).
Os usuários muitas vezes querem ouvir as páginas da Web usando um Leitor de Tela Permitir aos usuários saltarem os menus de navegação, longas listas de itens, arte em ASCII, e outras coisas que podem ser difíceis e tediosas para se ouvir.
Os usuários muitas vezes querem saltar de link para link usando a tecla Tab Certifique-se que o texto dos link´s fazem sentido para o contexto (  expressões como "clique aqui" costuma ser problemático).
Molduras (frames) não podem ser "vistos" de uma só vez. Eles devem ser visitados separadamente, o que pode levar a desorientação. Não usar frames a menos que por alguma razão seja obrigado. Se  for utilizá-los deve fornecer Títulos para os frames com a intenção de  comunicar a sua finalidade (por exemplo, "frame de navegação",  "conteúdo principal").
Pode ser difícil para os utilizadores a dizer onde eles estão sempre a ouvir-quadro célula conteúdo Forneça coluna e linha cabeçalhos (<th>). Certifique-se de que tabelas estão feitas de maneira correta para os usuários não confundirem as células e para o texto fazer sentido quando lido linha por linha da esquerda para a direita.
Complexo quadros e gráficos que são habitualmente interpretadas visualmente são inutilizáveis Prover sumários e/ou descrição textual.
Nem todos os leitores tela apoio imagem mapas Suprir com texto redundantes e link´s para hot spots da imagem de mapas
As cores são inutilizáveis Não confiar na cor por si só para transmitir significados
Links que os usuário esperam tê-los em algum lugar com descrição textual correta
Não escrever scripts em links que não têm verdadeira destinos que lhes estão associados (por exemplo: href="javascript: function(this)")
WebAIM é uma iniciativa de:
Center for Persons with Disabilities (CPD)   Utah State University