ir para conteúdo

Considerações sobre Design

O artigo a seguir é uma tradução do idioma Inglês: WebAIM - Design Considerations.

 Tamanho único para todos?

Conteúdo do Artigo

  1. Página 1: Tamanho Único para Todos?
    1. O caso do Design Personalizado
    2. O processo contra o web design personalizado
    3. Conclusão
  2. Página 2: Versões Somente em Texto

O caso do Design personalizado

Na web, assim como acontece com nossas roupas, tamanho único não serve para todo mundo. Pessoas com deficiências cognitiva moderada ou grave, por exemplo, podem beneficiar-se do Design de projetos que são radicalmente diferentes dos modelos mais comuns de audiências. As pessoas com baixa visão pode se beneficiar de sites concebidos especialmente para as suas necessidades, com fontes extra grande, alto contraste, formato de página mais restrito, e assim por diante. Algumas pessoas que são surdas podem se beneficiar do uso de assinatura do tipo Avatares (para pessoas que utilizam a linguagem gestual) e pessoas cegas também são beneficiadas com projetos de páginas simplificadas.

Alguns especialistas têm defendido padrões de Design e Acessibilidade especializados em projetos ou modelos para cada tipo de deficiência. Este tipo de especialização, se for feito corretamente, poderá levar em conta as diferentes necessidades e preferências dos usuários de forma a mudar o conceito de "Tamanho único" para o Design de projetos.  Alguns têm criado sofisticados métodos de armazenamento de preferências do usuário em bases de dados. Outros  têm criado modelos pré-fabricados para ser usado por cada categoria principal de deficiência. Alguns permitem aos usuários mudar de Folhas de Estilo (CSS) "dinamicamente" para visualizar a página da web. Algumas destas técnicas têm sido recebidas com sucesso. Outras não. Em todos os casos, a intenção era boa, mesmo que o resultado tenha sucesso ou não.

Talvez o mais forte argumento para a concepção da abordagem personalizada é que ela visa criar conteúdo web que seja verdadeiramente acessível para todos. Um Design personalizado, na tentativa de fazer aquilo que um único desenho pode raramente, ou nunca, fazer: satisfazer todos as necessidades como um ideal, e não apenas para alguns poucos.

O processo contra o web design personalizado

Apesar das maravilhosas possibilidades do design personalizado, existem vários problemas com esta abordagem. O maior problema é que os projetos de design personalizados são difíceis de criar e manter. Existe a necessidade de um grande esforço inicial nos investimento para dar conta de fatores como tempo e mais esforços para conceber diferentes versões de sites para cada um dos principais tipos de deficiência. Os seguintes temas teriam de ser considerados:

  • Se alguém precisa atualizar uma página, esta atualização terá de se refletir sobre todas as suas várias versões?
  • Se uma das versões tem ícones e ilustrações extra para as pessoas com deficiências cognitivas? Será que estes ícones e ilustrações serão atualizados ao mesmo tempo quando um texto é atualizado?
  • Quem é o responsável pela criação dos ícones e ilustrações?
  • Há várias versões de texto para diferentes níveis de leitura e habilidades? Como ele é atualizado?

Estas questões podem se tornar muito delicadas quando analisadas cuidadosamente.

Outro problema com o design personalizado é a abordagem, que acaba deixando de fora alguns tipos de deficiência. É totalmente impraticável a tentativa e concepção de um web site para todos os tipos de deficiência imagináveis.  Simplesmente porque existem numerosos tipos de deficiência.

Por último, mesmo as pessoas que possuem o mesmo tipo de deficiência, muitas vezes, possuem diferentes preferências. Alguns usuários gostam do Leitor de Tela com links de navegação no topo da página. Outros com os links  no rodapé da página. Algumas pessoas com baixa visão preferem preto e contraste com amarelo, com texto ampliado.  Outros preferem a página com background branco e texto em preto, e texto ampliado. Algumas pessoas que são surdas preferem ler texto. Outros preferem ver a linguagem gestual. É impossível dizer um projeto ou modelo qualquer possui as características para agradar a todas as preferências de um tipo qualquer de deficiência.

Conclusão

As intenções dos projetos com abordagem personalizada são louváveis: desde que possam acomodar a todos. Quando os recursos necessários estão disponíveis, esta abordagem pode valer o esforço a partir da perspectiva do usuário. Muitas vezes, porém, esses recursos adicionais não estão disponíveis. O exemplo de um momento único de projeto para acomodar o maior leque possível de pessoas, é simplesmente o mais prático. Nenhuma abordagem é trivialmente fácil. Ambos exigem planejamento, mas a abordagem para um projeto único é a opção mais razoável.

WebAIM é uma iniciativa de:
Center for Persons with Disabilities (CPD)   Utah State University